Atividades começam na próxima segunda e contemplam todo o município
Em apenas cinco dias de inscrições, aproximadamente 150 pessoas já se cadastraram nas Oficinas Culturais de São Sebastião, desenvolvidas pela Administração Municipal por meio da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana /Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).
Na região central e Costa Norte, os munícipes podem se inscrever na Sectur. Já quem mora na Costa Sul poderá efetuar sua inscrição na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga. Ambos os locais atendem ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
As atividades contemplam o município de costa a costa com as mais variadas modalidades, as quais são oferecidas para maiores de 12 anos, com exceção da turma baby class de ballet, destinada às crianças acima de 6 anos.
No total, seis núcleos (Teatro, Artes Visuais, Música, Dança, Cultura Popular e Cultura Afro) são disponibilizadas pela Administração e tem uma grande participação de moradores.
As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 05 de março.
Visão
Um dos mais antigos assessores culturais, Marcelo Soares, o Bonguinha, do núcleo de Cultura Afro, dá aulas de capoeira para alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Para ele, as atividades disponibilizadas pela prefeitura garantem aos moradores não só o direito à cultura, mas à vida e à convivência em sociedade. Soares é assessor há quase duas décadas.
Em 1994, o assessor começou a dar aulas como voluntário. Desde então nunca mais parou. “Minha vontade sempre foi contribuir para a valorização da cultura e quebrar o preconceito que a capoeira sofreu durante anos. Os capoeiristas eram marginalizados, agora temos o nosso espaço. Sei que podemos chegar bem mais longe, por isso precisamos conquistar muito mais”, revelou Bonguinha com relação à situação da capoeira no Brasil.
A modalidade é muito procurada pelos moradores, tanto pela sua ligação direta com a cultura afro, quanto pela beleza de seus movimentos.
Durante as aulas, o professor busca em cada movimento realizado pelos alunos conhecer um pouco mais sobre a vida deles fora do treino. “Os movimentos dizem muito sobre o emocional de cada pessoa. Se são arredios, eu converso e tento descobrir o que está acontecendo para sanar o que for possível ali na aula mesmo”, revelou o contramestre, ao dizer ainda que a capoeira deve ser utilizada não apenas no treino, mas para a vida.
Pólos das atividades
Na Costa Norte, a sede é no Centro Comunitário do Jaraguá. Já na região central há três pólos para as atividades. Um é no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no bairro São Francisco, o outro na Sectur, no Centro. Outro pólo, o qual concentra dois espaços, é o de Barequeçaba, na Sabe (Associação Amigos de Barequeçaba) e o outro na Topolândia, na EE Josepha Sant’Anna Neves. Na Costa Sul, o quinto pólo é onde se localiza a sede, na Praça Pôr-do-Sol.
As atividades das Oficinas são desenvolvidas também em vários projetos, como Reabilitart, Ativo, Buscapé, Cidadão Criança e Atividade, além do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), da Rede Estadual de Ensino, da Ong Verde Escola, da Fatec e da Etec.
Vale destacar que, mesmo sendo realizadas pela prefeitura, as Oficinas contam ainda com o apoio da Rádio Costa Sul e das associações de amigos dos bairros de Boracéia, Barequeçaba, Topolândia, Itatinga, Enseada e Canto do Mar.
Confira abaixo a lista de modalidades disponibilizadas pela Administração.
Núcleo de Teatro:
Teatro; Jogo Teatral, Improvisação; Comunicação e Expressão; História do Teatro; Circo; Encenação; Encenação Popular e Gestão de Espaços Culturais.
Núcleo de Artes Visuais:
Fotografia; Pintura em Tela; Desenho Artístico; História em Quadrinhos e Grafite.
Núcleo de Música:
Cavaquinho; Cordas; Coral; Metais; Teoria Musical; Flauta; Sopro; Teclado; Percussão Erudita; Violão e Técnica Vocal.
Núcleo de Cultura Afro:
Capoeira; Samba de Roda; Maculelê e Puxada de Rede.
Núcleo de Dança:
Ballet; Jazz; Break Dance; Dança de Rua e Dança Contemporânea.
Núcleo de Cultura Popular:
Caxeta; Taboa; Cerâmica; Folia de Reis; Canoa e Danças Folclóricas.
(ML/CF)
—————