A Administração adquiriu em 2010 vários instrumentos novos, roupas e calçados na intenção de uma reestruturação da Banda Marcial, que colhe frutos desde então participando de concursos com bons resultados.
Ricardo Ramalho, atual regente da banda explicou que em 2004 a Fanfarra Municipal ficou parada e logo em seguida foi montada a Banda Marcial com alguns integrantes de mais de 10 anos e alguns novos; curiosamente contou que alguns se conheceram na corporação e casaram-se.
No 2º Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas), realizada recentemente na Rua da Praia, no Centro da cidade, os músicos foram convidados a fazer o encerramento do concurso; apesar da chuva, a corporação contou com a participação de 43 músicos, 12 meninas do Corpo Coreográfico e outras dez meninas da linha de frente ou Pavilhão Nacional como porta bandeiras, estandartes e flâmulas.
Os jurados elogiaram bastante a banda mencionando sua evolução nos últimos tempos. Com repertório erudito e popular, a exemplo de Michael Jackson entre outros, a formação da banda consiste em metais e percussão obtendo assim uma sonorização diferenciada.
Ramalho, ao comentar sobre a oportunidade de encerrar o concurso, considerado um dos maiores do Estado, declarou ter sido “um incentivo para os jovens, divulgando a música instrumental e atraindo mais alunos e componentes para a banda”.
O regente falou ainda sobre as vagas disponibilizadas na corporação para aqueles que querem participar da linha de frente ou do corpo coreográfico.
Quem estiver interessado em aprender a tocar, a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), conta com as oficinas na Sectur a cargo dos professores Elias Garcez e Mauro Júnior, os quais ministram aulas de trompete e percussão erudita.
Serviço: Aulas acontecem às segundas e terças feiras das 18h às 21h, e o ensaio geral da banda, às segundas-feiras, das 20h às 22h, no pátio da Sectur.Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Fonte: Depto de Comunicação
—————