Administração presta homenagem aos tradicionais caiçaras através de vídeo documentário

20/04/2011 09:23

Na noite da última quinta-feira, dia 14, a atual administração realizou o lançamento do DVD “Identidade Caiçara – Memória Histórica”, uma homenagem aos tradicionais caiçaras, que fizeram uma série de depoimentos, revivendo histórias antigas, as quais ficam registradas neste vídeo documentário.

O evento, que aconteceu no Teatro Municipal é fruto dos trabalhos desenvolvidos pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), por meio do departamento de Patrimônio Histórico a todos os caiçaras da região.

Inscrito na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto, que leva o mesmo nome do DVD, foi posteriormente contemplado com o repasse de verba destinada à cultura no valor de R$ 50 mil, mediante emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Martins (PT).

Abrindo a solenidade de lançamento do vídeo, o diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, da Sectur, Rosangela Dias da Ressurreição, comentou que este projeto faz parte das festividades da emancipação político administrativa da cidade, que iniciou em março deste ano. “Este documentário tem o objetivo de passar nossa história, para que todos possam conhecer, através das memórias e lembranças dos caiçaras, registrando e consolidando esta cultura”, conta a professora Rose, enfatizando a importância deste registro, como forma de manter as memórias caiçaras.

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno conta que se recordou de uma reunião com o prefeito, logo que ele foi eleito, onde ela sugeriu que a cultura caiçara fosse valorizada. “Mesmo não sendo caiçara, por nascimento, meu coração bate forte por São Sebastião e, por isso trabalho em prol da cultura tradicional, valorizando mesmo o caiçara”.

Segundo o presidente da Câmara, Artur Balut, é muito emocionante perceber que esses caiçaras fizeram parte do desenvolvimento da cidade, resgatando a história tradicional, desde o início do século, até os dias de hoje.

De acordo com o deputado estadual, Marcos Martins (PT), é extremamente importante o resgate da história da cidade, através de registros, o que servirá como informação futura, através das crianças, que terão o conhecimento do desenvolvimento do município, por meio dos que vivenciaram.

Para o prefeito Ernane Primazzi (PSC), este projeto resgata e registra a história de São Sebastião, que, em seu desenvolvimento foi contribuída pelos caiçaras, que estão neste vídeo. “Alguns fizeram, inclusive, parte da história política da cidade, acompanhando os grandes avanços, como a construção do Porto e da Petrobras, além do crescimento habitacional do município”, fala Ernane. “Ainda como forma de valorizar nossos caiçaras, construiremos, na Rua da Praia, um espaço para exposição dessa história caiçara, que tanto nos orgulha”.

Já, a caiçara, homenageada, Verônica Nunes, de 85 anos, diz que foi muito bom poder reviver suas histórias. “Sinto muita saudade do passado, minha vontade era poder voltar à minha época de infância”.

Distribuição

O vídeo, num total de três mil exemplares, será distribuído aos alunos e às escolas, em cuja grade curricular consta a história local. Além deles, todos os entrevistados, moradores em Cambury e Santiago, na Costa Sul, Topovaradouro, Topolândia, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Cigarras, na região central e Enseada, na Costa Norte, serão presenteados com uma cópia.

De acordo com a diretora do departamento Histórico da Sectur, Rosângela Dias da Ressurreição, para compor o vídeo foram ouvidos os depoimentos de Orlando Barsotti, João Batista Fernandes, Verônica Nunes, Cecilina do Santos, Benedito Moreira Galvão, Álvaro Doria Orselli, Zuleica Nobre de Jesus, Maria Tavares do Amparo, Divo Vicente do Amparo, Praia das Cigarras; Maria Aparecida Galvão Ibitinga, Isabel Alves Moreira, Luis Leite Santana (Zangado), Nilson Jacinto de Oliveira (Nilo Borracheiro), Wilma da Conceição Teixeira Santos e Tereza Souza Silva.

Fonte: Depto de Comunicação

—————

Voltar


Contato

Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião SP

oficinasculturaisss@gmail.com

(12) 3892-2620