A Administração Municipal de São Sebastião, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), realizou no início deste mês, nas dependências da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana e do Teatro Municipal, avaliações teórica e prática para o Curso Avançado de Teatro.
Os 20 classificados têm até esta quarta-feira (20) para comparecer à Secretaria de Cultura e Turismo, em horário comercial, para efetivarem a matrícula. Os suplentes ficarão na lista de espera e poderão ser chamados por ordem de classificação num prazo de até 15 dias após o início do curso.
Nas avaliações práticas, os candidatos foram julgados por uma comissão. Durante o processo, os inscritos puderam falar sobre a importância do curso para cada um. E muitos deles ansiavam por uma atividade extracurricular. Participaram interessados de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela.
De acordo com a Sectur, diversos alunos das artes cênicas estavam deixando o município para buscar uma formação mais aprofundada na capital do estado.
O curso avançado era esperado há muitos anos por essa demanda, cuja pretensão é construir uma carreira no teatro, sem ter que buscar grandes centros para o aperfeiçoamento exigido.
Pioneirismo
A iniciativa de se ter um curso como este se deu a partir da necessidade de dar continuidade ao aprendizado. Antes, um aluno das Oficinas Culturais aprendia somente o básico, através dos cursos de iniciação.
Com isso, a atual Administração deu um passo importante para a cultura no Litoral Norte. A primeira escola de teatro da região trabalhará de uma forma diferenciada de outros cursos existentes no Brasil, com uma nova proposta curricular.
O curso terá a duração de um ano e meio, com início já no dia 25 de julho. As aulas serão ministradas todas as noites, de segunda a sexta-feira, às 19h, no Teatro Municipal. A certificação ainda prevê estágios na gestão do Teatro e no Cineclube.
Para o primeiro semestre, as disciplinas previstas no cronograma são: Teoria da Cultura, com o professor Emanuel Araújo; Encenação, com Márcia de Siene; Encenação Popular, com Didi Moreira e Jacir Lopes; Comunicação e Expressão, com Catarina Honigmann; Teoria Musical, com Eliabe Garcez da Silva; Gestão e Administração de Equipamentos Culturais, com Nill Morais; História do Teatro, com Maria Tereza de Souza e Voz, com Selma Boragian.
Foram classificados 20 alunos que irão compor a primeira turma. Outros oito ficarão como suplentes, caso haja alguma desistência ou o candidato não preencher os requisitos exigidos.
Classificados:
1º Eric Junior Barros Takhashi
2º Jessyca Biazzini Guimarães Thomé
3º Arturo Bermudez Figueiras Junior
4º Letícia Moreira Bezerra Silva
5º Samara Sales da Silva
6º Henrique César dos Santos Cardim
7º Marcelo Luis Tavares
8º Fernanda Dias Antunes
9º Marcelo Martins Alberto Fortes
10º Fabrício Batista de Oliveira
11º Jéssica Soares de Oliveira
12º Mayara Correia da Silva
13º Marisa de Souza Lima
14º Luanna Martinez
15º Cristina Alves dos Santos
16º Lana Maria Siqueira Borges
17º Angela Aparecida Correa da Silva
18º Daniela Maria Silva Nascimento
19º Ana Maria Sierra Marques
20º Brisa Silva Fernandes
Suplentes:
21º Rafaela Gonzaga de Matos
22º Jhonatan Ribeiro dos Santos
23° Thaisa Maria Pereira
24º Gabriela Rocha Malafaia
25º José Justino dos Santos
26º Jhone Aguilar de Souza
27º Waldemiro Franco Santos de Carvalho
28º Mayara Caroline Gonçalves da Silva
Serviço: A Secretaria de Cultura e Turismo fica na Avenida Doutor Altino Arantes, nº 174, no centro.
Fonte: Depto de Comunicação
—————