O assessor cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur), Lindomar dos Santos, foi convidado a participar da maior feira de artesanato da América latina, a 12ª Fenearte (Feira Nacional de Artesanato), realizada anualmente no Recife (PE), de 1º a 10 de julho.
Mais conhecido como Nicinho, Lindomar dos Santos é professor de artesanato em caxeta no bairro de Barequeçaba, na região central da cidade e, junto a somente outros cinco artesãos paulistas, pode participar de um evento com mais de 600 stands e cerca de 5 mil artesãos.
São Sebastião esteve representada em stand pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), coordenadora no Estado de São Paulo do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB. Esse, por sua vez, foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, cujas diretrizes estão voltadas para o fortalecimento e apoio aos núcleos de produção e de comercialização artesanal.
Aproveitando a viagem, Nicinho esteve também no 4° Encontro Nacional de Artesãos em Pernambuco, o Enarte, evento que traçou metas para a realização do 5° Contrarte (Congresso do Trabalhador Artesão), a ser realizado no Rio de Janeiro em outubro.
Segundo o assessor cultural e artesão, a experiência foi muito válida, não só para expor e vender o artesanato de São Sebastião, mas também “para divulgar o Litoral Norte de São Paulo e fazer contatos com artesãos de todo Brasil”.
Fonte: Depto de Comunicação
—————