Com total apoio da Administração Municipal, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), será realizada no dia 13 de julho a 8ª edição do Dia Mundial do Rock em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, visando oferecer entretenimento aos moradores e frequentadores da região.
A principal atração da noite é a banda Patrulha do Espaço, criada em 1977 por Arnaldo Baptista (ex-Mutantes), juntamente com o baterista Rolando Castello Junior, que já havia tocado com o Made in Brazil e o Aeroblus, da Argentina, além do baixista Oswaldo “Cokinho” Gennari e o guitarrista irlandês John Flavin (ex-Secos & Molhados).
Com 34 anos de estrada, o grupo estreou no 1º Concerto Latino Americano de Rock, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, tornando-se uma das principais expressões do rock paulistano e brasileiro das últimas décadas.
Os músicos têm se apresentado nos principais festivais de rock e de música do Brasil, como: Virada Cultural, em São Paulo; Camping & Rock, em Minas Gerais; Psicodália e Rural Rock Fest, em Santa Catarina; Goiânia Noise, em Goiás; Ferrock, no Distrito Federal; além de realizar shows em teatros e casas de rock do país.
Outras bandas
O evento também contará com a participação das bandas locais e veteranas Sabugo Seco, Código de Barra e Espírito de Sogra, além da Sapiens Demens, formada há seis meses e com a presença de músicos experientes.
A festa terá, ainda, a apresentação da banda Califórnia, iniciante. Seus integrantes são do bairro de Maresias, na região sul de São Sebastião. Além disso, a organização convidou a banda Hipertimia, da Bahia, para mostrar o seu trabalho aos fãs do rock no Litoral Norte de São Paulo.
Para assistir aos shows, de acordo com Silvio dos Santos Braz, 38, um dos organizadores da iniciativa, é necessário levar um quilo de alimento não perecível ou um livro. Ele explica que os alimentos serão repassados às famílias carentes cadastradas na ESF (Estratégia Saúde da Família). Já o excedente será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
Com relação aos livros, Braz informa que todo o material será entregue à Biblioteca Municipal localizada em Boiçucanga, como uma forma de estimular a leitura. “Muitas pessoas não têm condições de comprar um livro e lá elas podem pegar emprestado. O repasse dos livros também é um meio de aumentar o acervo da biblioteca”, fala.
Para a secretária Marianita Bueno, o evento faz parte de um dos principais objetivos da Administração, de associar ações culturais com responsabilidade social. “A Sectur apoia a iniciativa porque também desmistifica a ideia de que roqueiro é baderneiro e pelo fato de atender os moradores da região e atrair muitos turistas”, ressalta.
Além das atrações musicais, o evento oferece praça de alimentação e mural com informações sobre o rock.
Em 2010, a iniciativa contou com a participação da 100 Jaba Web Rádio, veículo de comunicação que realizou entrevistas com as bandas, organização e público, com o objetivo de criar um radiodocumentário e participar de um concurso promovido pelo Ministério da Cultura. O material foi selecionado e seu lançamento aconteceu no último dia 18 de junho, em São Paulo.
Serviço: O Dia Mundial do Rock será realizado, a partir das 19h, no CAE (Centro de Apoio Educacional) de Barra do Una, ao lado da Polícia Militar.
—————