O projeto “Caiçarando”, desenvolvido pela Administração de São Sebastião por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), tem atraído a atenção de moradores e visitantes sempre que ocorre.
Na sexta-feira 13, não foi diferente. A calçada em frente à secretaria, na Rua da Praia, ficou movimentada com as apresentações da roda de capoeira com os mestres Noel, Alex Getúlio e Marcelo Bonga, e sua música instrumental de raiz com Alexandre Nunes, bem como com o Grupo de Viola.
Adolescentes, jovens e adultos jogaram capoeira sob os olhares atentos de um público bastante variado. E entre os espectadores, a veranista Sílvia Midei, de São Paulo, não escondeu sua satisfação em ver a apresentação. “Há 15 anos tenho residência no bairro São Francisco e já vi esta roda de capoeira outras vezes, mas é sempre bom rever”, disse, acrescentando que costuma fazer propaganda para os amigos que residem em outros Estados sobre as belezas do município.
“Nossas praias são lindas e os atrativos programados pela Administração, como os shows, por exemplo, fecham o pacote”, concluiu. Recentemente, segundo informou, recebeu em sua casa amigos de Goiás e Sergipe.
As irmãs de Caraguatatuba, Dinalva Aparecida de Paula e Benedita Conceição de Paula, moradoras do Jardim São Sebastião e Poiares, respectivamente, também elogiaram as apresentações da noite. “O Grupo de Viola é muito bom. Suas interpretações nos emocionam”, disse Dinalva. “Sempre que há shows ou outras atrações artísticas ou culturais, a gente vem pra cá”, acrescentou Benedita.
O prefeito Ernane Primazzi (PSC) também prestigiou a apresentação dos violeiros, os quais mantiveram atentos os olhares do público ao longo das interpretações de grandes compositores brasileiros como Vicente Celestino, Dolores Duran, Almir Sater, Sérgio Reis entre outros.
A interpretação do grupo emocionou muita gente, principalmente no momento da música “Índia”, originalmente gravada pela dupla Cascatinha e Ihana.
No dia (15) a música voltou a embalar os espectadores que passavam pela Rua da Praia e se dirigiram à parte interna da Sectur. O pátio do prédio que abrigou a primeira escola do município tem ficado cada vez mais lotado de adeptos do repertório da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos – a atração cultural dos domingos.
Do lado de dentro, a chuva não ameaça o brilho da apresentação. Entre canções internacionais e da MPB, o grupo regido pelo maestro Almir Clemente foi bastante aplaudido pelo público, que entre outras músicas soltou a voz na obra de Chico Buarque “Vai passar”.
Programação
O Caiçarando ocorre sempre às 20h30, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo. Nesta quinta-feira, dia 19, véspera de feriado, haverá a apresentação do grupo “Detecta Metais”. Na sexta (20), dia do padroeiro de São Sebastião, a roda de capoeira e a música instrumental de raiz voltam à Sectur.
Coreografias de jazz e dança de rua estão programadas para o sábado (11) e a tradicional retreta da Banda Municipal encerra o final de semana.
(RF,CF)
—————