A atual administração por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), com apoio da Polícia Militar e do Ministério Público realiza o projeto Buscapé, no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, com grande aceitação da comunidade.
De acordo com o idealizador e responsável pelo trabalho, Willian Silveira de Freitas, conhecido como soldado Wiliam, o projeto social existe dede 2007 na região e visa ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades artísticas e esportivas como escultura, violão, flauta, teatro e desenho, além de aulas de judô nos períodos pré e pós-escolar.
Segundo o soldado, as aulas de teatro acontecem em frente à sede do Distrito de Policiamento Fixo Boiçucanga/Barra do Una, tendo como diferencial da disciplina, a execução dos hinos Municipal e da Polícia Militar. “Oferecemos aos nossos alunos um novo modelo de mundo com bons exemplos e referencias positiva”, relatou o policial. Ele acrescentou, que fora a disciplina, na prática são realizadas aulas teóricas de cidadania, educação militar e educação moral e cívica.
De acordo com a professora Ana Maria Sierra Marques, monitora cultural de da Oficina de Teatro da Sectur, no momento existem duas turmas, as quais fazem parte do Buscapé com aproximadamente 20 alunos cada com idade entre 7 e 12 anos, divididas nos períodos da manhã e tarde.
Segundo a professora, durante as aulas as crianças aprendem a interpretar, fazer leitura de textos e trabalhar expressão corporal, improvisação e exercícios com dinâmica em grupo. “O teatro é muito importante para o desenvolvimento comportamental das crianças, pois aprendem brincando, porém com muita disciplina, sobre o tempo de saber ouvir, esperar, ver, respeitar, compartilhar e dividir para futuramente se tornarem cidadãos íntegros e com qualidade de vida”, relatou Ana. “O teatro resgata a autoestima e trabalha o potencial de cada um para enfrentar e superar as adversidades da vida”, conclui Ana Maria.
Segundo Josilene Clementina da Silva, residente no mesmo bairro, as apresentações de fim de ano são muito bonitas. “Minha filha freqüenta as aulas de teatro desde julho do ano passado e tem facilidade para decorar os textos”, disse.
De acordo com a professora, as turmas se preparam para apresentar a tradicional quadrilha na Festa Junina e também para a festa de encerramento de fim de ano. Para tanto, ensaiam a peça “Boi Aruá”, cujo tema resgata a cultura brasileira.
Fonte: Depto de Comunicação
—————