Mais de 300 pessoas já se inscreveram nas atividades em pouco mais de uma semana
Devido à grande procura pelas Oficinas Culturais, desenvolvidas pela Administração Municipal de São Sebastião por meio da por meio da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana/Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), as inscrições podem ser feitas ao longo do ano.
De acordo com a secretaria, mais de 300 pessoas já efetuaram suas inscrições em pouco mais de uma semana.
Os interessados podem procurar a sede da pasta, no Centro Histórico da cidade ou a Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, ambos em horário comercial. As atividades são oferecidas para maiores de 12 anos, com exceção da turma baby class de ballet, destinada às crianças acima de 6 anos.
Na Costa Norte, as atividades acontecem no Centro Comunitário do Jaraguá. Na região central há quatro lugares: no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no bairro São Francisco; na Sectur, no Centro; em Barequeçaba, na Sabe (Associação Amigos de Barequeçaba); e na Topolândia, na EE ‘Josepha Sant’Anna Neves’. Já na Costa Sul, as oficinas serão oferecidas na Praça Pôr-do-Sol.
Além dos referidos pólos, projetos como Reabilitart, Ativo, Buscapé, Cidadão Criança e Atividade, além do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), da Rede Estadual de Ensino, da Ong Verde Escola, da Fatec e da Etec também recebem turmas.
Núcleos
As oficinas são divididas em seis núcleos. O Núcleo de Teatro compreende Teatro, Jogo Teatral, Improvisação, Comunicação e Expressão, História do Teatro, Circo, Encenação, Encenação Popular e Gestão de Espaços Culturais.
Já o de Artes Visuais oferece Fotografia, Pintura em Tela, Desenho Artístico, História em Quadrinhos e Grafite. Enquanto no de Música há aulas de Cavaquinho, Cordas, Coral, Metais, Teoria Musical, Flauta, Sopro, Teclado, Percussão Erudita, Violão e Técnica Vocal.
Capoeira, Samba de Roda, Maculelê e Puxada de Rede fazem parte do Núcleo de Cultura Afro. E Ballet, Jazz, Break Dance, Dança de Rua e Dança Contemporânea compõem o Núcleo de Dança.
Por fim, no Núcleo de Cultura Popular os munícipes podem aprender arte em Caxeta, Taboa, Cerâmica, Folia de Reis, Canoa e Danças Folclóricas.
(TM/RF)
—————