Muita emoção marcou a noite da última quinta-feira (15) durante as comemorações do Dia do Caiçara, realizadas pela Administração Municipal de São Sebastião por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).
O evento aconteceu no prédio da Sectur e contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi (PSC), da primeira-dama, Roseli Trevisan, da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, além do grande público formado, em sua maioria, por caiçaras e seus familiares.
Segundo o prefeito Ernane, valorizar a cultura caiçara é uma das grandes preocupações desta gestão e, por isto, proporciona aos moradores oficinas tradicionais que mantêm vivos os costumes.
A programação começou com a tradicional farinhada, realizada pelo mestre farinheiro Reinaldo Joaquim de Santana, o Contrapino. Em seguida, a Camerata Difusa deu continuidade à festividade e abrilhantou o evento com interpretações de músicas de artistas como Beatles, Frank Sinatra, Elvis Presley, entre outros.
Logo depois, o chefe do Executivo e a primeira-dama entregaram mimos aos caiçaras homenageados da noite por sua contribuição para a cultura imaterial do município. Receberam o tributo Jandira Peixoto de Oliveira, Sebastião Salomão de Oliveira, Álvaro Dória Orselli, Reinaldo Joaquim de Santana, Hilda dos Santos Leite, Benedito Moreira Galvão, Valdemar do Espírito Santos, Neide Palumbo, Nelson dos Santos, Luzia Marques, Lavínia Matos, Noemi Matos, Doralice França Pereira e Benedicta do Valle Pombo. Todos os homenageados saíram emocionados.
O público ainda pôde conferir a exposição “Imagens de São Sebastião”, com obras do artista autodidata Sérgio Fernandes Cirino, o Mola. O acervo contém 11 peças, as quais foram doadas à Sectur pelo colecionador Paulo Rogério, e podem ser apreciadas na Sectur.
O objetivo da comemoração é de manter as raízes caiçaras, sem perder a essência e preservar a cultura da cidade.
(ML/CF)
—————