
O projeto “Cineclube Edivaldo Nascimento”, desenvolvido pela Administração Municipal, tem atraído universitários à videoteca. Desta vez foram os estudantes do primeiro ano de Pedagogia da Fass (Faculdades de São Sebastião), que aproveitaram a exibição da película para enriquecer a aprendizagem.
Resultado de 20 anos de pesquisas e buscas por fontes e informações, o filme “Corumbiara” apresenta o massacre indígena datado de 1985, no sul de Rondônia, após o início das demarcações de terras, em 1970, e o estabelecimento de grandes propriedades rurais, o que possibilitou o surgimento de grandes propriedades rurais com ocupações por fazendeiros, garimpeiros e madeireiros e com eles, o começo dos conflitos entre índios e brancos.
No documentário, vencedor de vários prêmios, entre eles o 11º Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental); 4º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (2009); XXV Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste (2010) e melhor longa metragem nacional do 37º Festival de Gramado, os próprios índios contam a história, porém, a película aponta que a justiça não consegue provas para condenar os culpados.
Para a professora Priscila Henrique de Oliveira, o filme complementa “em muito” os estudos de assuntos correlacionados aos indígenas com o curso de Pedagogia. Já a estudante Glaucia kinape Emerich, 29, acredita ser imprescindível a preservação cultural dos índios. “Bastante interessante este documentário”, disse a universitária Camila Almeida Santos, 23, “ele contribuirá bastante na matéria que estudamos sobre invasões que resultam em mortes”, concluiu.
Fonte: Depto de Comunicação
—————