Encerramento das oficinas culturais no Batuíra lota o auditório Beatriz Puertas

02/12/2011 11:00

No sábado 26, a Administração Municipal de São Sebastião, por meio da Fundação Deodato Santana, órgão ligado a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), encerrou as oficinas culturais do Centro Cultural de São Sebastião “Batuíra”. Dança, violão, cavaquinho, pintura em tela e desenho em mangá foram algumas da manifestações apresentadas no auditório Beatriz Puertas e nas salas de exposição.

Este foi o primeiro evento de encerramento que deverá acontecer por todo o município em seus núcleos. A Sectur prepara ainda um encerramento geral no Teatro Municipal de São Sebastião.

A secretaria da pasta, Marianita Bueno, esteve no evento,  agradeceu aos  funcionários do Batuíra e lembrou a todos que o local, até então esquecido pelas Administrações, recebeu do prefeito Ernane Primazzi (PSC) o valor merecido. Atualmente, o local serve de palco para a cultura local e aulas variadas, além disso, recebe grandes apresentações como forma de valorização das manifestações culturais e dos artistas locais.

Conquista

“Quem é morador aqui do bairro São Francisco conhece e sabe da importância desse local na história do bairro e da cidade; hoje ele está assim, maravilhoso e recebendo artistas locais com suas diversas manifestações. Temos aqui no Batuíra 11 oficinas, as quais trabalham com cinco modalidades envolvendo mais de 300 alunos”, disse a secretária. “Este espaço é uma conquista não apenas para os moradores, mas para o município como um todo e, dentro deste contexto, a conquista é também dos monitores que realizaram um ótimo trabalho, o qual  podemos ver hoje.  Parabéns pelo empenho e pelo trabalho dos professores e alunos”, concluiu.

As apresentações tiveram  início com os alunos de jazz e as coreografias “Dança do Pinguim”, “Beyonce’s”, “Divas” e “Alegria”. Na sequencia, subiu ao palco o coral da Terceira Idade em homenagem ao bairro com um antigo clássico da música caiçara; o grupo  aproveitou a oportunidade para cantar uma canção natalina. Logo depois, os alunos de violão e cavaquinho fizeram um número juntos e arrancaram aplausos dos presentes. Um dos alunos de violão realizou uma apresentação solo e mostrou todo  seu talento, a canção escolhida foi um clássico da banda Nirvana. Além de tocar, o estudante também cantou.

O grupo da oficina de Folia de Reis fez um demonstrativo da manifestação cultural caiçara que empolgou os moradores do bairro. Encerrando a tarde de apresentações, o Street Dance agradou o público jovem que prestigiou do início ao fim o espetáculo, com as coreografias “Brincando de Dançar”, “Urban Dance”, “Style” e uma demonstração de Break Dance.

A festividade foi encerrada com um coquetel.

Próximos Encerramentos

Na Costa Sul, o encerramento das oficinas será realizado na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, de 1 a 4 de dezembro, e também no dia 7. Já na Costa Norte, o evento acontecerá no Centro Comunitário do Jaraguá, no dia 3, das 16h às 22h. Para finalizar, a região central encerrará a programação nos dias 6, 10, 11 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Municipal, e no dia 18, igualmente às 19h, porém na Sectur.

Segundo informações da secretaria, as oficinas culturais da cidade devem retomar suas atividades na segunda semana de fevereiro, após o carnaval. Porém, já estão sendo programadas as atividades das oficinas de férias, que deverão ocorrer no recesso escolar.

(CH/RF)

 

Fonte: Depto de Comunicação

—————

Voltar


Contato

Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião SP

oficinasculturaisss@gmail.com

(12) 3892-2620