São Sebastião, segunda-feira, 19 de março de 2012
Apresentação contou com participação dos índios da aldeia Rio Silveira e alunos das oficinas culturais
O espetáculo de dança “O Guarani”, fragmento e adaptação da Ópera de Carlos Gomes, atraiu bom público ao Teatro Municipal na noite de sábado 17, em comemoração ao aniversário de 376 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião.
A apresentação contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi (PSC), da primeira dama Roseli Primazzi e da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno.
No início do espetáculo houve a participação especial do coral indígena do Rio Silveira, composto pelos índios guaranis de Boracéia, na Costa Sul. A representante da aldeia Cristine Taquá lembrou que o ser humano evolui em nome da razão, mas que está na hora de respeitar a biodiversidade e as diversas culturas.
Em seguida, houve a apresentação da dança propriamente dito com a participação dos alunos das oficinas culturais de Balé e Canto da Costa Sul. O espetáculo contou com a presença de 22 integrantes, coordenados pelas professoras Gigi Winklir e Maria de Lourdes.
No final, o público aplaudiu bastante o espetáculo e um representante da aldeia leu um texto do cacique Mauro, da aldeia do Rio Silveira, de Boaracéia. “Saudamos a todos e queremos estar mais perto, somos todos iguais e viemos aqui para mostrar nossa dança e como a nossa cidade está cuidando de nossa cultura”, dizia o texto.
A secretária da pasta, Marianita Bueno, agradeceu dos representantes indígenas e dos alunos e professores das oficinas culturais, bem como do público em geral, destacando o momento importante de integração entre as diversas culturas.
Para a aposentada Ruth Ximenes, de São Sebastião, a apresentação foi excelente e de boa qualidade. A mesma opinião teve a bailarina Luana Bronetti. “Achei muito interessante as danças dos índios guaranis com participação dos alunos das oficinas culturais”, frisou.
Ainda nas dependências do teatro, o público pôde apreciar uma exposição do artesanato indígena com vários objetos feitos pelos índios guaranis.
Serviço: A exposição continuará aberta ao público até o final deste mês. O Teatro Municipal fica na Avenida Altino Arantes, 2, Centro Histórico.
(NM/RF)
Fonte: Depto de Comunicação
—————