BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte - Ensino Fundamental. Brasília: SEF/MEC, 1998.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: Semtec/MEC, 2002. p. 123-199.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN + Ensino Médio – Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 2002.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.
COLI, Jorge. O que é arte. 9. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. As bases intelectuais do teatro na educação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
DOMINGUES, Diana. (org). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
FERRAZ, M. Heloísa C. e FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. São Paulo: LTC, 1996.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e Projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001. p.15-79
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.
KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARTINS, Mirian Celeste; GUERRA, M. Terezinha Telles; Picosque, G. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MENUHIN, Yehudi; Davis Curtis W. A música do homem. 2.ed. São Paulo: Martina Fontes, 1990.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PIMENTEL, Lúcia Gouveia (org). Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino. Belo Horizonte: C/Arte, 1996.p 07-61.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. (série primeiros passos.) 12.ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Escola nas férias: aprendendo sempre. São Paulo: SE/CENP, 2001.p. 05-77.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da educação. Coordenaria de Estudos e Normas Pedagógicas. Escola nas férias: aprendendo sempre. São Paulo: SE/CENP, 2002.p.25-62.
SCHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: 34, 1998.
—————