Milhares de pessoas prestigiam o “Eu sou Criança” promovido pela Prefeitura

05/11/2010 11:42

Recreação, esportes, saúde, teatro e dança

 

Em comemoração ao Dia da Criança, a Prefeitura de São Sebastião preparou o projeto “Eu sou Criança” para levar alegria e diversão à garotada de costa à costa, com inúmeras atividades recreativas e também de saúde. Milhares de pessoas, entre moradores e visitantes, prestigiaram o evento.

Foram vários dias de festividades, as quais tiveram início no sábado 9. No dia 12 de outubro, somente na Topolândia, região central da cidade, o público ultrapassou a casa das duas mil pessoas.

Durante todo o evento as crianças praticaram esportes como basquete, vôlei e futebol, disputaram partidas em jogos de tabuleiro etc, além disso se divertiram em uma cama elástica e um brinquedo inflável. Avaliações físicas, aferição de pressão, medição do índice de gordura corporal e peso também foram oferecidas aos presentes.

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) realizou apresentações artísticas de dança, teatro, palhaços, fantoches, teatro de sombras, entre outras manifestações. A secretária da pasta Marianita Bueno, participou do evento com a realização de pinturas faciais, feitas igualmente pela equipe da Seesp (Secretaria de Esportes), que também colocou à disposição das meninas o tererê. Houve ainda a distribuição de pipoca, algodão doce e 3 mil brinquedos entre bolas, bonecas e jogos de palito.

Pedro de Souza Cruz, 9, afirmou ter gostado muito da festa e aproveitou para comer pipoca e algodão doce. “A festa tá muito legal, comi bastante pipoca e algodão doce, é muito gostoso, eu brinquei bastante na cama elástica e ganhei uma bola” (sic). Aproximadamente 2,3 mil pessoas participaram da festa no bairro.

O sucesso do evento também se deve à parceria  firmada com as Associações de Moradores da Topolândia, Itatinga e Olaria  que  compõem o maior complexo populacional do município.

Costa Sul

No domingo 10, o projeto chegou às crianças da Vila Sahy, em Barra do Sahy, e Juquehy, ambos na Costa Sul de São Sebastião.

O evento atraiu mais de mil pessoas e recebeu vários elogios de moradores, veranistas e turistas. A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, participou das atividades com a realização de pinturas faciais.

Para a psicóloga Carolina Sampaio, 32, que levou seus dois filhos, a iniciativa é boa e importante para as crianças. “É algo que precisa ter mesmo”, comentou a paulistana. Quem também aprovou o acontecimento foi a menina Giovana Gusmão, 8, residente  em Juquehy. “A festinha está bem legal porque reúne muitas crianças. Eu gostei mais da pintura no rosto”, falou.

O projeto contou com carrinhos de pipoca e algodão doce, cama elástica, tererê, mini quadras de vôlei, basquete e futebol, atividades lúdicas, estafeta, xadrez, dama, jogos de tabuleiro, dança, jazz, dança de rua, capoeira, teatro de sombras, palhaço, percussão, dentre outras atrações.

Paralelamente às brincadeiras, a equipe da Sesau (Secretaria de Saúde) realizou cerca de 150 atendimentos em aferição da pressão arterial, teste de glicemia, índice de estresse e depressão, dentre outros, como avaliação física. O eletricista Rogério Soares, 36, que levou seus filhos para brincar, aproveitou para conferir sua pressão arterial e fazer o teste de glicemia. “Achei ótima a iniciativa da Prefeitura. É uma maneira de integrar a comunidade”, avaliou.

Com a finalidade de aproximar as pastas e suas respectivas atividades à população, a Prefeitura desenvolveu o trabalho com as Secretarias de Esportes (Seesp), de Saúde (Sesau), de Cultura e Turismo (Sectur), do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), de Educação (Seduc) e Fundo Social de Solidariedade.

Costa Norte

No sábado 9, no CAE (Centro de Apoio Educacional), do Jaraguá, Costa Norte do município, um ótimo público prestigiou o evento. Além da presença maciça dos baixinhos, também compareceram muitos adultos, acompanhando seus filhos nas mais variadas atrações desenvolvidas no projeto.

As crianças se divertiram em modalidades de esportes, como basquete, vôlei, futebol, jogos de tabuleiro, entre outros. A questão da saúde não ficou de fora, com avaliações físicas feitas na hora, como a aferição de pressão, medição do índice de gordura corporal, peso, entre outros pontos.

A Sesau (Secretaria de Saúde) montou stands para esclarecimentos de temas como a dengue, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) cuidados com a pele no verão e prevenção de acidentes, tanto domésticos, quanto no trânsito.

Em meio a tudo isso, a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) realizou apresentações artísticas de dança, capoeira, teatro entre outras manifestações.

A jovem de 13 anos, Letícia Costa, participou de várias atividades. “É muito legal tudo isso. Estou adorando”, afirmou.

Paralela

Paralelamente à atividade oficial da Prefeitura, a Sabu  (Sociedade Amigos de Barra do Una), promoveu com apoio da atual Administração, a festa do Dia das Crianças no domingo 10.

O evento organizado pela Sabu ocorreu no CAE (Centro de Apoio Educacional) do bairro, com muitas brincadeiras e sorteios. A iniciativa contou com a colaboração de vários amigos e parceiros da entidade, como a Regional Juquehy – divisão ligada à Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), Polícia Militar, Barra do Una Futebol Clube, vereadores e comerciantes. “A lista de agradecimento é muito extensa, mas fica aqui o registro do nosso muito obrigado aos que nos ajudaram a atingir o nosso objetivo com a doação de produtos para que a festa fosse realizada com sucesso”, declarou Raoul Cardinali Junior, presidente da Sabu.

De acordo com ele, a expectativa quanto ao número de participantes foi superad com a presença aproximada de mil pesoas. “Tivemos a presença de crianças vindas de outros bairros, como Juquehy, Boracéia e Engenho, e até mesmo de São Paulo, já que estavam passando o fim de semana prolongado em Barra do Una”, comemorou.

Além de brinquedos infláveis como o futebol de sabão, o jacaré escorregador gigante, piscina de bolinha, a festa teve a presença de cinotécnicos da Segur (Secretaria de Segurança Urbana), que demonstraram várias técnicas e táticas de adestramento de seus cães de polícia. Os animais, segundo o responsável Carlos Ribeiro, o Palumbinho, auxiliam no patrulhamento, busca de entorpecentes, salvamento em escombros, dentre outras ações.  “A demonstração foi muito aplaudida pelas crianças e adultos”, falou Cardinali.

Durante o evento, foram consumidos 2,4 mil algodões doces; 1,4 mil sanduíches; 1 mil sacos de pipoca; 600 pacotes de doces; 400 litros de refrigerantes; e mais de 250 presentes entre brinquedos educativos, cadernos, fichários e rádios foram distribuídos.  Houve também a pintura de rosto em mais de 300 crianças, as quais escolhiam seus personagens favoritos, além de um espaço para desenharem com lápis de cera, os quais foram expostos num grande mural. “Mesmo ultrapassando o número de participantes, ainda assim tivemos sobras de alguns produtos que foram doados para a festa das crianças da Vila dos Mineiros, também em Barra do Una. Fica aqui o registro de que as sociedades podem e devem unir forças em prol de realizar eventos para as comunidades”, conclui o presidente da Sabu.

 

Fonte: Depto de Comunicação

—————

Voltar


Contato

Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião SP

oficinasculturaisss@gmail.com

(12) 3892-2620