O Guarani” é apresentado em São Sebastião com adaptação para dança

08/03/2012 09:11

 

São Sebastião, quinta-feira, 8 de março de 2012

Índios da reserva indígena do Ribeirão Silveira tem participação especial no espetáculo

Peça faz parte da programação do mês de aniversário da cidade

Entre os eventos da programação de aniversário de 376 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, os munícipes poderão prestigiar na próxima semana o espetáculo “O Guarani”, a ser apresentado no Teatro Municipal no dia 17 de março, às 20h.

Inspirada no romance homônimo de José de Alencar, um clássico da literatura brasileira, a peça é uma adaptação da ópera de Carlos Gomes, com adequação da assessora da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana / Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a coreógrafa Gigi Winkler, e a coordenação da também assessora cultural, Maria de Lourdes Bernini.

O espetáculo contará com os alunos das Oficinas Culturais e terá a participação especial do coral indígena “Os Mensageiros”, da reserva indígena Ribeirão Silveira, localizada em Boracéia, Costa Sul da cidade.

Segundo informações, a apresentação é fruto de uma pesquisa realizada junto aos alunos das Oficinas, com objetivo principal de difundir a dança e a cultura indígena. Ela conta ainda com a participação de toda a comunidade da aldeia, do cacique Mauro, dos cineastas Carlos Papa e Cristine Takuã.

O Guarani 

No Brasil do século XVII, o índio Peri e a filha dos nobres, Ceci, vivem um amor proibido, depois que o nativo salva a vida da moça. A partir daí, Peri ganha o direito de morar na casa do colonizador, Dom Antônio de Mariz, pai de Ceci.

A possível harmonia é quebrada pelos conflitos entre os portugueses e a tribo dos Aimorés, além da traição de um ex-padre, que quer se apoderar da prata local. Em vários ataques, os Aimorés minam a resistência dos colonos sitiados.

Antes da destruição da fortaleza, porém, Dom Antônio pede a Peri que salve Ceci. O guerreiro e sua amada fogem do palco dos conflitos. Como Adão e Eva, o nobre selvagem e a donzela branca começam a lançar as bases de uma nova civilização, no paraíso tropical.

Perigos e desafios, ódio e paixão; as aventuras e emoções do clássico mais marcante do Romantismo ganham vida nova na dança. Nesta adaptação de encher os olhos, “O Guarani” renasce para ficar na memória do público.

Serviço: Os ingressos podem ser adquiridos com 1kg de alimento não perecível na bilheteria do Teatro Municipal, no dia do espetáculo, a partir das 14h.

(ML/CF)

—————

Voltar


Contato

Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião SP

oficinasculturaisss@gmail.com

(12) 3892-2620