No último sábado (10), o Teatro Municipal de São Sebastião recebeu mais um evento de encerramento das atividades do ano de 2011 das Oficinas Culturais do município. Desta vez, quem subiu ao palco foram os alunos das 42 oficinas de dança.
Estas oficinas estão em 23 núcleos espalhados de Costa a Costa da cidade. Durante todo o dia, cerca de 780 alunos se apresentaram para um público que lotou o teatro nos três horários – as coreografias foram divididas entre manhã (ballet infantil), tarde (jazz, dança de rua e street dance) e noite (jazz, break dance, dança de rua e contemporâneo).
No período da manhã, o destaque ficou para a empolgação dos pais presentes para prestigiar seus filhos. Em sua maioria, alunos das oficinas da Costa Sul da cidade.
Na parte da tarde, os alunos da assessora cultural Gisleide Winkler, a Gigi, apresentaram um trecho do clássico da literatura “O Guarani”, famoso por também ter sido transformado em outras manifestações culturais, como ópera, teatro e cinema.
De acordo com a professora, o bailado, presente na montagem da ópera do espetáculo, precisou de um processo de três meses de pesquisas para ser realizado. Desde história, vestimenta, até costumes dos índios retratados no romance. O espetáculo de dança da turma de ballet da região central deverá ser apresentado em março do próximo ano, como parte das comemorações aniversário de Emancipação Político-Administrativa da cidade.
Encerrando as apresentações, a noite foi composta pelas turmas de adulto, que levaram a plateia a se manifestar com grande empolgação. Destaque para os grupos sebastianenses “Sintonia Corpo e Arte”, “Urbano’s” e “Descendentes de Rua”.
O estilo urbano tomou conta da noite. O duo “Amizade”, do grupo Sintonia, agradou muito o público, assim como o grupo de dança de rua do Colégio Progresso, convidado a se apresentar na festa. Ambos foram acompanhados de muitos gritos e aplausos.
Um dos momentos que mais atraíram a atenção do público e os gritos eufóricos foram as apresentações das oficinas de break dance.
Meninos e meninas mostraram seus estilos em uma apresentação livre, com cerca de 20 minutos. O ponto alto da apresentação foi o convite feito pelo professor Edson Guerreiro, para que outros “b-boys” e “b-girls” subissem ao palco para se juntar os alunos em uma demonstração da arte.
O grupo “Urbano’s” fez uma apresentação empolgante com o público aos berros. Todos acompanhavam com palmas as músicas interpretadas pelo grupo.
Já o “Descendentes de Rua” inovou no placo, usando da tecnologia. Um dos dançarinos usava uma roupa coberta por luzes que se acendiam nos momentos da coreografia em que a iluminação do Teatro se apagava.
Música
No domingo (12), mais uma vez, a plateia marcou presença e lotou o Teatro para acompanhar as apresentações das oficinas de música. Teclado, Violão, Violino, Percussão, Cavaquinho e o Grupo de Metais se apresentaram com um repertório que ia do clássico ao popular.
(CH/CF)
Fonte: Depto de Comunicação
—————