Alunos da Etec/Fatec participam de aula inaugural para confecção de canoa
Um convênio firmado entre a Prefeitura de São Sebastião e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) levou aos alunos da instituição um curso de cunhagem de canoa. A aula inaugural aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, dia 4, nas dependências da Etec/Fatec.
As aulas são destinadas apenas para os alunos dos cursos tanto da Etec, quanto da Fatec e acontecem às segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h, na sede da Faculdade, no bairro Porto Grande.
Para o responsável pela cultura tradicional da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Reinaldo de Santana, o Contrapino, o intuito do curso é a preservação da cultura caiçara, sendo uma ótima oportunidade para mostrar aos alunos que existe madeira própria para a fabricação de canoas, não afetando o meio ambiente, no que diz respeito a desmatamento, e que ainda, uma canoa desta, fabricada na madeira guapuruvu, dura cerca de 30 a 35 anos. “É muito importante mostrar a interação com a natureza e, apesar do que muitos pensam, não estamos desmatando, pois a escolha da árvore é feita com muito cuidado e ainda fazemos o plantio de novas mudas”, afirma.
Segundo o diretor da Fatec, André Luiz Trindade, as portas da instituição estarão sempre abertas para novas parcerias. “Mais do que olhar apenas para o negócio, é importante estabelecer conexões no processo de andamento e gestão, com relação a cultura, remetendo ainda a questão da conexão da cultura com a empresa e vice-versa”, comenta.
A aluna de turismo receptivo, da Etec, Antonia Aparecida de França, 39 anos, conta que sua origem é do Vale do Ribeira e, há alguns anos os únicos meiso de locomoção era a cavalo ou canoa. “Este curso me traz muitas lembranças boas, histórias de minha vida, que ao longo do processo irão ressurgindo”, declara Antonia emocionada.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, a ideia é trazer um pouco da tecnologia caiçara para o conhecimento de todos. “Esta é a primeira administração que trata com carinho e atenção esta questão da cultura caiçara de raiz”, afirma.
Durante o curso, os estudantes ficarão responsáveis por pesquisas, documentação, criação de textos e entrevistas sobre o assunto.
Serviço: A Fatec está localizada na Rua Ítalo Nascimento, nº 366, bairro Porto Grande, região central da cidade.
(AC)
Fonte: Depto de Comunicação
—————