Exposição e apresentações aconteceram nos pavilhões da Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga
Na última quarta-feira (15), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realizou a festa de encerramento de uma parte das Oficinas Culturais desenvolvidas na Costa Sul do município.
O evento ocorreu nos pavilhões da Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, e contou com a presença do diretor de Cultura, Emanuel Araújo. Apesar do vento e a forte chuva que caiu na região, muitos pais e amantes da arte prestigiaram a festividade.
No pavilhão sul, houve a exposição de pinturas em tela, escultura em madeira, desenhos artísticos e retratos elaborados com grafite de personalidades famosas, o que chamou bastante a atenção dos presentes.
Já na área norte, aconteceram as apresentações de dança de rua, violão e flauta. O acontecimento também registrou a participação de um violinista, que executou algumas canções ao público. Em 2011, provavelmente a técnica fará parte das oficinas da Sectur. Os integrantes do projeto Buscapé, desenvolvido pela Polícia Militar, também marcaram presença no encerramento das atividades.
Durante o evento, alunos do Reabilitarte – grupo pertencente ao Centro de Reabilitação “José Teixeira”, em Boiçucanga – homenagearam o diretor de Cultura e o coordenador da Praça Pôr-do-Sol, João Luiz Alves de Oliveira com a entrega de pinturas (quadros) confeccionadas por eles na oficina.
A coordenadora da unidade, Isa Corrêa, declarou que todos estavam felizes com o resultado das atividades e que espera mais colaboradores em 2011. “O ano foi bem gostoso e um avanço para todos os pacientes. Hoje eles são outras pessoas porque tiveram um crescimento muito grande depois que começaram a trabalhar com arte”, analisa. O grupo homenageou, ainda, dois reabilitandos que “ficaram no caminho, mas que deixaram suas obras na história”.
Premiação
Com o objetivo de incentivar a participação, os monitores premiaram alguns alunos pelas obras realizadas nas oficinas. Uma das premiadas foi à dona de casa Raquel Tavares Piccoli, 34 anos, moradora em Juquehy. “Fiquei surpresa com a escolha”, fala. Questionada sobre as Oficinas Culturais, ela declarou que as atividades são ótimas. “Gosto muito de arte”, afirma Raquel, que participou das aulas de pintura em tela.
Os trabalhos também receberam elogios de visitantes. “Eles são bonitos e bem fundos no tema”, observa o artista plástico Huelinton Roberto Rogério, 35 anos, o Buba, que atua na região de Embu das Artes (SP) e considera a realização das oficinas muito importante para tirar as pessoas, em especial as crianças, jovens e adolescentes, da ociosidade.
Segundo o coordenador João Luiz, a qualidade das produções confeccionadas pelos alunos decorre da competência de todos os monitores culturais.
Na semana passada, a Sectur realizou em Boiçucanga o encerramento das Oficinas de Teatro com a encenação das peças: “O Fantástico Mistério da Feiurinha” e “Sonho de Uma Noite de Verão”.
(RS / AC)
Fonte: Depto de Comunicação
—————