Cineclube é inaugurado com homenagem ao caiçara Edvaldo Nascimento
Na noite desta sexta-feira, dia 29, foi inaugurado o Cineclube – Edvaldo Nascimento, na Videoteca, região central de São Sebastião, com a apresentação do filme “O tesouro sangrento”. Este projeto é realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O filme foi gravado em 1947, nas praias do Guaecá, Brava, Ponta e Morro do Araçá. Com 28 minutos de duração, foi realizado em Super 8 e em branco e preto. Um sobrevivente de naufrágio chega vivo a uma praia, trazendo consigo um mapa de um tesouro; encontra-se com um pescador que o socorre e que acaba se interessando pela busca de riqueza, o que os leva a enfrentar um grupo de malfeitores que tinha o mesmo interesse.
Além escrever e dirigir, Edvaldo Nascimento também atuou no filme ao lado de seus amigos Edgar Nobre, Miguel Borges, Guilherme Silva, João Paulo e o “Saracura”.
O ator e diretor do filme, Nascimento, conta que este filme foi produzido mudo, “porém para esta primeira apresentação colocamos som, em dois dias, e agora deu tudo certo”, conta. “É um filme bem simples, gravado há 36 anos, e agora sai da gaveta para o conhecimento de todos”, explica Nascimento, emocionado com a homenagem recebida. “É um privilégio esta homenagem, foi um motivo de glória e satisfação; é tanta alegria que nem cabe em mim”, finaliza.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, esta inauguração foi muito feliz, porque a prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), tem muito interesse em fomentar cada vez a cultura local. “Iniciamos essas apresentações com o cinema nacional, que relata bem nossa história e nossa realidade, além de que o cinema é muito importante para a cultura”, enfatiza.
A espectadora e estudante de cinema, Tatiane Arroio, 19 anos, que é do Paraná e está de passagem pela cidade, comenta que por ser um filme gravado em Super 8, com os poucos recursos da época e as condições, este foi um filme bem coeso, com uma história seqüencial e, para época, muito interessante. “Penso que esta iniciativa da prefeitura é muito válida e glorifica os atores e diretores”, fala.
As próximas apresentações:
05.11
Filme: CAIÇARA
Dir.: Adolfo Celi. Gênero: Drama.
12.11
Filme: ASSIM ERA A ATLÂNTIDA
Dir.: Carlos Manga. Gênero: Documentário.
19.11
Filme: A MARVADA CARNE
Dir.: André Klotzel. Gênero: Ficção.
26.11
Filme: DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Dir.: Glauber Rocha. Gênero: Ficção.
03.12
Filme: O CORINTIANO (MAZZAROPI)
Dir.: Milton Amaral. Gênero: Ficção.
10.12
Filme: SÁBADO
Dir.: Ugo Giorgetti. Gênero: Ficção.
Serviço: A videoteca municipal fica na avenida Dr. Altino Arantes, sem número, centro.
(AC)
Fonte: Depto de Comunicação
—————