Em São Sebastião, a noite do último domingo, 18, foi marcada por muita emoção com a retreta especial da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, em comemoração ao seu aniversário de 32 anos de oficialização por decreto.
A celebração foi realizada em frente à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi (PCS), acompanhado da primeira-dama, Roseli Trevisan, além da secretária da pasta, Marianita Bueno, e de centenas de pessoas que também prestigiaram a apresentação.
Segundo o atual maestro do conjunto musical, Almir Clemente Pereira, para esta apresentação foi montado um repertório especial, que começou com música erudita, seguido de um pout pourri de clássicos ao ritmo de discoteca. A banda também tocou a música tema do filme “A máscara do Zorro”. “Estudamos cerca de seis meses para apresentar esta música e dedicamos a vocês”, disse Pereira ao público.
Entre as canções tocadas estavam interpretações de grandes músicos brasileiros, como Tom Jobim, Oberdan Magalhães e Severino Araújo.
O prefeito Ernane parabenizou a banda e agradeceu aos músicos pela belíssima apresentação. “Estão todos de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo na cidade. A nossa “Furiosa” (apelido carinhoso dado ao conjunto por sua grandiosidade) sempre nos emociona e surpreende”, completou.
Após a apresentação, de quase duas horas, o público cantou o tradicional parabéns e pôde se deliciar com um saboroso bolo.
Impressões
Para o morador da Topolândia, Epaminondas Lacerda Gomes Filho, as apresentações da banda, as quais acontecem todos os domingos, são muito importantes para os munícipes. “Ela agrada todas as idades, gêneros e classes sociais. É um evento de grande valia, pois são oferecidas músicas de qualidade e de graça” revelou o munícipe. “Admiro muito o trabalho do maestro Almir e os moradores de todas as localidades merecem ver que temos músicos alta qualidade”, finalizou.
“Todas as apresentações do conjunto são lindas. Nem precisa ser especial de aniversário para serem boas. Eu também acompanho sempre e com muito carinho. O show da banda é um momento em que se une a juventude com a melhor idade, e isto é um ganho social sem tamanho”, destacou o morador do bairro do Pontal da Cruz, Leônidas de Almeida, 56 anos.
Já Liodema Pessoa, 71 anos, não perde uma retreta. “Nunca falto, só se não puder mesmo. Gosto tanto que trouxe minha filmadora para eu registrar tudo e guardar de recordação. Tenho muito orgulho da nossa querida ‘Furiosa’”, disse a moradora do Centro.
Histórico
Formada inicialmente por um grupo de amigos músicos, liderados pelo maestro Manoel Ladislau de Matos, o conjunto teve o início de sua atuação no século passado, na década de 1920, contudo em caráter não oficial.
Nos anos 50, o maestro Benedito Múcio de Oliveira Dória assumiu sua regência. Logo após, a então Corporação Musical de São Sebastião passou por um período de recesso que durou 20 anos. Em 1979 voltou às atividades musicais, oficializada por decreto do então prefeito Décio Moreira Galvão, com a sua re-estréia oficial em 16 de março de 1980, sob a regência do maestro Cides Rischter, que atuou até 1984, quando Lourival Pereira de Albuquerque assumiu em seu lugar.
Em 1998, após a aposentadoria do maestro Lourival, quem assumiu a regência foi Almir Clemente, que continua até hoje no comando da banda. E em 9 de fevereiro do ano seguinte, através do projeto de Lei da Câmara Municipal, o conjunto recebeu o nome de Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, em homenagem a seu primeiro regente.
A Banda conta com um grupo interno onde se vê o equilíbrio gerado pela mistura de faixas etárias, profissões e religiões, miscigenação que culmina num ambiente de grande respeito ao próximo, amizade e muito profissionalismo, cujo objetivo principal é a arte da música.
Integrantes
Atualmente, 38 integrantes encantam moradores e turistas durante suas apresentações em frente à Sectur, todos os domingos. A Corporação ainda conta com a participação atuante de antigos músicos que compõem as fileiras da banda desde antes de sua oficialização, em 1980, tais como Benedito Belém de Souza (sêo Belém), Cyrillo Leite da Silva, Jaime Rufino Quintanilha, José Augusto dos Santos e o maestro Lourival.
Além dos mais antigos, o conjunto conta também com a participação dos músicos Adiel Pedro, Adilson A. do Espírito Santo, Aline Pedroso, Carlos Damião Rodrigues, Claudio Nadiceu C. Neto, Cleiton Antonio de Ávila, Daniel Thiago S. Maciel, Eliabe Garcez da Silva, Evandro Moraes, Felipe S. dos Santos, Francisco Luis S. Ramos, Giuliana P. Nunes, Iziane Rafaela B. de Souza, Josué Ribeiro, Juliano T. Ribeiro, Julio Cesar Salles, Lorizete Trindade Mesquita, Luis Orlando S. Rinaldi, Luiz Gustavo A. dos Santos, Maria Cristina B. Lopes, Oséias Garcez, Raimundo Rafael Filho, Ricardo Jeremias Ferraz, Ricardo R. dos Santos, Rilles R. de Jesus, Sandro P. de Souza, Sulamirtes de Aquiles, Thiago Elizário de Jesus, Tiago A. Perão, Daniel G. Lins, Jesiel P. Sales e Thaís S. Batista.
(ML/CF)
—————