
A Administração Municipal, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana participou, no último fim de semana, de dois importantes eventos da cultura regional do Estado de São Paulo.
Pelo quinto ano consecutivo o município é representado na Festa da Capela de Santana de São Sebastião, do bairro do Pachi, em Natividade da Serra. A Folia de Reis do Pontal da Cruz foi a escolhida para levar um pouco da cidade ao evento.
A Folia de Reis também foi convidada de honra na inauguração da Casa Social, em comemoração às festividades. A ocasião contou com a presença do prefeito de Natividade, João Batista Carvalho.
Após o almoço, a apresentação da Folia empolgou todos os participantes da festa. Segundo Elizeu Vicente, 62 anos, sebastianense aposentado que divide sua moradia entre o Pachi e São Sebastião, “a festa da Folia do Pontal é um grande passo para a comunidade acreditar que o bairro pode crescer”.
Benedita dos Santos Leite, da Topolândia, na região central, vai todos anos para à festa para cozinhar o fogado (carne assada com batata) e já foi convidada para a edição do próximo ano. “Sou uma grande amiga da Folia do Pontal”, disse a sebastianense.
Já Ana Amélia, coordenadora da Folia, enfatiza dizendo que a festividade é muito boa. “Chegamos às 9h da manhã, ajudamos a preparar o almoço e a festa. A Folia só traz alegria para as pessoas e eu estou muito feliz em trazer o meu povo para outras cidades”, declarou a coordenadora.
Revelando São Paulo
O Revelando São Paulo é, sem dúvidas, um dos maiores eventos de cultura regional do Estado de São Paulo. Nele é possível conhecer todas as manifestações artísticas das cidades e promover o conhecimento dos participantes, a partir da cultura local.
São Sebastião participa do evento até o próximo domingo, dia 17, data do encerramento, com exposição e venda de artesanato (como caxeta e cestaria), e da típica cozinha caiçara (com os pratos Azul Marinho e tainha assada).
O Revelando São Paulo acontece em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Nos dois eventos, Revelando São Paulo Vale do Paraíba e Festa de Santana do Pachi, a Sectur levou alguns dos integrantes do projeto “Preservação dos Processos Culturais da Sociedade Sebastianense” – uma oportunidade para que se aproximem cada vez mais da cultura imaterial.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, “a secretaria continua cumprindo com o compromisso de difusão dos saberes caiçaras, do reconhecimento e valorização da nossa diversidade cultural”.
Fonte: Depto de Comunicação
—————