A atual Administração promove, através da parceria da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Fundação Educacional e Cultural São Sebastião Deodato Santana e Seduc (Secretaria de Educação), a Semana Escolar de Arqueologia por meio do “Programa Arqueológico São Francisco”, que consiste no treinamento dos professores dentro do programa de educação patrimonial e em práticas pedagógicas referentes à semana de escavação no Sítio Arqueológico São Francisco, atividades em sala de aula visando a transdisciplinaridade em história, geografia, língua portuguesa, educação física e artística, literatura e biologia.
Treinamento
O treinamento ocorreu no dia 19, na Casa de Cultura Adélia Barsotti no Bairro São Francisco e as escolas contempladas no projeto foram escolhidas pela proximidade entre o Sítio Arqueológico, as escolas na Costa Norte, e EMs “Professor Walfrido Maciel Monteiro”, no Morro do Abrigo e “Professora Maria Francisca Tavolaro”, no bairro Pontal da Cruz.
Coordenação
O técnico e arqueólogo Clayton Galdino e a equipe da Seduc, assim como os professores envolvidos estão animados com a proposta, pois o sítio oferece várias potencialidades para essa integração em educação e a proposta de transformar o local em sala de aula promove uma prática lúdica de vivência com muitos conhecimentos envolvidos em conjunto.
Em síntese e na prática, os estudantes escavarão no sítio supervisionados pelos seus professores e pelos próprios arqueólogos. Dentro deste contexto existem vários temas transversais como os do meio ambiente sobre as unidades de conservação, leis e crimes ambientais, e ainda as parcerias com várias entidades que incorporam muitas outras disciplinas e visões paralelas para o enriquecimento do conhecimento escolar.
Serviço: Para quem ainda não conhece e gostaria de conhecer o Sítio Arqeuológico, as visitas podem ser agendadas com os monitores ou guias pela Sectur ou através do site do próprio sítio: https://www.sitiosaofrancisco.org.br Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620.
Fonte: Depto de Comunicação
—————