A visita da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, ao CebiMar (Centro de Biologia Marinha), da USP (Universidade de São Paulo), vem estreitar a parceria entre a instituição e a atual Administração.
Esse fortalecimento teve início com a vinda da maestrina Selma Boragian, atual regente do Coralusp, para reger o Coral Municipal “Sinézio Pinheiro” e ministrar cursos de canto nas Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana, vinculado à Secutr.
Essa reafirmação entre as parceiras, Município e Estado, “é muito bem vista pela USP e acredito também seja pela população local e pelo Poder Público”, disse o vice diretor do CebiMar, Álvaro Esteves Migotto.
De acordo com ele, a ideia da instituição é atrair novas atividades culturais e outras tantas envolvendo a ciência, propriamente dito, a exemplo das exposições de moluscos. “A única experiência anterior resumia-se em trazer alunos carentes do interior do Estado para conhecerem o mar com foco na educação ambiental”, disse Migoto. “O que pode ser retomado pela Seduc (Secretaria de Educação), se houver interesse em trazê-las ao município juntos com esse projeto”, acrescentou.
Segundo informações, dentro dessa parceria há ainda outras possibilidades, como o convite ao Tusp (Teatro USP), para apresentar suas peças e trocar experiências com os alunos das Oficinas Culturais, bem como à orquestra da USP que pode se adequar ao local das apresentações e aos públicos diferenciados e que provavelmente, dentro desse contexto, poderá estudar sua participação no Festival de Inverno e nas comemorações de aniversário do Teatro Municipal no fim do ano. “O teatro tem uma acústica maravilhosa”, comentou a musicista Selma Boragian.
Outra ideia é aproveitar a nova estrutura da Fundamar (Fundação Museu Mar), para promover a mostra de moluscos e conchas, tal qual ocorreu nas dependências do teatro durante o ano passado sendo sucesso de público.
Fonte: Depto de Comunicação
—————