Eventos

Transferida para setembro a Oficina de Capacitação da Fundação Bienal em São Sebastião

18/08/2010 12:01

A Oficina de Capacitação para Educadores a ser ministrada por profissionais da Fundação Bienal nas dependências do Teatro Municipal de São Sebastião, marcada anteriormente para esta quarta-feira 18, foi transferida para o dia 16 de setembro.

A transferência da data se deve ao fato das secretárias de Cultura e Turismo, Marianita Bueno e da Educação, Ângela Couto, em comum acordo com representantes da Fundação Bienal, terem achado por bem prorrogar o prazo para que os professores impossibilitados de participarem do evento por conta da apertada agenda da Educação em agosto – devido ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e às festividades folclóricas – possam ter tempo para se organizar e aproveitar ao máximo a oportunidade.

Segundo informações, as inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Prefeitura, que apoia o evento.

O workshop está ligado à 29ª Bienal de São Paulo e de acordo com Stella Barbieri, curadora educacional, diretora da ação educativa do Instituto ‘Tomie Ohtake’, artista plástica e contadora de histórias, se estrutura por meio dos seguintes princípios: de arte pela experiência, autonomia, diálogo e respeito aos diferentes repertórios. “Acreditamos que o trabalho com arte deve, sobretudo, respeitar o olhar de cada um e provocar mais incertezas do que verdades”.

De acordo com ela, desta forma, a arte adquire uma dimensão política ao garantir que todos possam entrar em contato com seu manancial criativo e inquietador. “A história da arte e educação no Brasil é muito extensa e rica. Há muitas experiências transformadoras tanto no ensino formal como não formal. Cada vez mais temos percebido que a presença da arte na escola tem deixado de ser apenas acessório ou recreativo e adquirindo corpo e conceituação”, comentou.

Todavia, ela afirmou perceber ser frágil o contato com a arte contemporânea, pois muitos professores ainda esperam encontrar referenciais específicos em obras de arte que mais abrem possibilidades e quebram barreiras de definições do que apontam caminhos precisos para o olhar. “Por isso, acreditamos que o professor é um agente fundamental na construção deste encontro entre os alunos e a arte contemporânea”, declarou a curadora. “Acreditamos que o professor envolvido, que investiga a arte e é atravessado por ela, tem plenas condições de criar ambientes de aprendizado e desafios coletivos, como nos pede a arte contemporânea”, acrescentou.

Centenas de vagas

A exposição, ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política, contará com cerca de 160 artistas de diversas partes do mundo, e pretende ser, assim, simultaneamente, uma celebração do fazer artístico e uma afirmação de sua responsabilidade perante a vida; momento de desconcerto dos sentidos e, ao mesmo tempo, de geração de conhecimento que não se encontra em nenhuma outra parte.

Segundo informações da Sectur, são 800 as vagas a serem preenchidas por representantes do Litoral Norte, mais precisamente pelas secretarias municipais de Educação e também pela Diretoria Regional de Ensino.

Este grupo, formado por professores das redes municipal e estadual, participará do  workshop preparatório para a bienal em dois horários:  das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A 29ª Exposição de Arte Contemporânea a ser realizada de 25 de setembro a 12 de dezembro, na capital paulista com a participação de delegações de todos os continentes, sendo esta a segunda maior mostra do gênero no mundo tendo, este ano ter por tema a discussão sobre arte e política baseada na frase de Jorge de Lima: “Há sempre um copo de mar para o homem navegar”.

Serviço: A ficha de inscrição para o workshop está disponível no site www.saosebastiao.sp.gov.br

(RF)

Fonte: Depto de Comunicação

—————

Espetáculo “Ventos Caiçaras” é a atração deste sábado no Teatro Municipal

13/08/2010 12:00

 

Foto: Divulgação

Elenco retrata no palco as vertentes da cultura caiçara

Neste sábado, dia 14, o Teatro Municipal de São Sebastião recebe a apresentação teatral “Ventos Caiçaras”, do núcleo Rosa do Mar, integrantes do grupo santista Teatro do Pé, que fazem parte do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura Estado de São Paulo.

A peça conta a história de Felício, pescador de uma isolada comunidade caiçara do Litoral Sul de São Paulo e preparador de cachaça artesanal e cataia – bebida típica do local.

Mesmo amante de seu lugar, ele decide tentar a vida na cidade grande. Ao se despedir, distribui garrafas de cataia entre as pessoas mais próximas. O espetáculo acompanha o destino de cada garrafa, contando as histórias de cada um que as recebeu. Entre elas, passando por diversas vertentes da cultura local, estão a religiosidade, a pesca e lobisomens.

O grupo teatral realiza um trabalho voltado para a cultura popular caiçara em suas peças teatrais. Além do espetáculo “Ventos Caiçaras”, também promove uma oficina sobre tal cultura e como é o processo de montagem do espetáculo. Em São Sebastião, a oficina será ministrada gratuitamente também no sábado (14), às 15h.

Serviço: A peça “Ventos Caiçaras” acontece neste sábado (14) às 20h, no Teatro Municipal de São Sebastião. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro. Para os interessados na oficina sobre a cultura caiçara, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio Teatro até 30 minutos antes do início, marcado para as 15h.

(CH/CF)

 

Fonte: Depto de Comunicação

—————

Ópera “Carmen” traz enriquecimento cultural para São Sebastião

13/08/2010 11:57

 

Foto: Divulgação
O elenco conta com músicos, bailarinos e atores

 

Nesta sexta-feira 13, o Teatro Municipal servirá de palco para a ópera “Carmen”, às 21h. Esta é mais uma apresentação do Circuito Cultural Paulista, um programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião.

O espetáculo faz parte da série “Ópera Contada e Cantada”, criada por Georges Bizet com base em um conto de Prosper Merimée. Seu elenco conta com sete músicos, um ator e três bailarinos.

A trama se passa em Sevilla, na Espanha, em 1980, onde a cigana Carmen conquista o tenente Dom José, namorado de Micaela, e obriga-o a deixar o corpo dos Dragões Reais e juntar-se ao grupo de contrabandistas, do qual a cigana faz parte. Como o tenente fica em dúvida entre a Guarda Real e a vida de aventuras ao lado de Carmen, ela o troca por Escamillo, o mais famoso toureador da Espanha.

Serviço: Os ingressos podem ser adquiridos no próprio teatro situado na avenida Altino Arantes, nº 2, Centro, em troca de 1kg de arroz ou um litro de óleo. Classificação 12 anos.

 

(ML/RF)

 Fonte: Depto de Comunicação

—————

Cultura caiçara é representada em ópera popular neste sábado

30/07/2010 11:33

Neste sábado, dia 31, o grupo ubatubense de cultura popular, Ubacunhã, vai apresentar em São Sebastião o espetáculo teatral “As lavadeiras de rio e seus amores de mar”. Promovido pela Prefeitura, o evento terá início às 20h, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo. Em caso de chuva, o evento será transferido para o pátio interno da Sectur.

Durante a apresentação serão encenadas algumas festividades tradicionais, como a Folia de Reis, Congada de São Benedito e ciranda, além de retratar a vida dos pescadores.

Segundo o diretor do grupo, Bado Todão, a ideia do espetáculo é mostrar, em forma de ópera popular – o teatro cantado – o quanto é rica a cultura das comunidades caiçaras.

O grupo se formou em 2007 e conta com 15 componentes, entre atores e músicos, em sua maioria amadores. Para Bado, a expectativa é muito grande. “Esperamos, em uma hora e meia de apresentação, cumprir com a nossa meta, que nada mais é do que agradar as pessoas que nos prestigiam”, comenta o diretor.

(ML/CF)

Fonte: Depto de Comunicação

—————

Arraiá Caiçara 2010

08/07/2010 11:42

Grupo da Terceira Idade abre Arraiá Caiçara com danças folclóricas nesta sexta

O grupo da Terceira Idade das Oficinas Culturais da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo),  abrirá às 20h desta sexta-feira 9, o Arraiá Caiçara 2010 em São Sebastião.

O evento, promovido pela pasta, promete muitos agitos até o próximo dia 18, com shows musicais, apresentação de danças, aulas abertas e exposições artísticas, diariamente, a partir das 18h.

No feriado de 9 de Julho, após a apresentação de danças folclóricas com a turma da melhor idade, haverá uma participação especial com o grupo de Catira e Recortado da cidade de Olímpia (SP), considerada a capital nacional do folclore, às 21h. Na sequência, a banda 40 Graus entrará em cena para animar, ainda mais, o público. 

Ainda dentro da Vila Caiçara, será realizada, no sábado 10, a partir das 18h, uma aula aberta de violão, viola e cavaquinho seguido, às 20h, pela apresentação especial da quadrilha de bonecões de Caçapava e show com o Peixe Elétrico, às 22h.

A apresentação de Jongo, dança de origem africana que teria surgido em regiões de cultivo de café , marcará o início da programação no domingo 11, às 20h, dentro da Vila Caiçara. Para encerrar a noite, show com o cantor sertanejo Sérgio Reis.

Outra aula aberta, desta vez de  violão, viola,  cavaquinho e teclado, será ministrada ao público interessado a partir das 18h do domingo 12, na Vila Caiçara. A seguir, às 19h30, terá início o concurso de quadrilhas com apresentação dos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e na sequência a Flor de Maracujá, ambos na categoria Infantil. A noite será encerrada com o show  da banda Alto Astral, a partir das 22h.

Na terça 13, a Vila Caiçara servirá de palco para a oficina aberta de escultura, também às 18h; já às 19h30 será retomado o festival de quadrilhas com apresentações do Lar Vicentino, Projeto Atividade e Paróquia de São Sebastião.  Às 22h, o espetáculo musical ficará por conta da banda Pegada Sertaneja.

Uma nova aula aberta de violão, violino e dança de rua irá agitar a Vila às 18h de quarta-feira 14, seguida pelas danças de quadrilhas com integrantes do Polvo, EM “Professora Dulce César Tavares” e Vaiquemqué. Na sequência, às 21h, acontecerá a primeira fase do Show de Calouros e às 22h, show com a banda D2.

Na quinta-feira 15, a Vila Caiçara terá como atração a aula aberta de capoeira a partir das 19h; a apresentação dos calouros da primeira fase às 21h, e o show com a banda Dany D’Paula completam a festa.

Ainda na programação, está previsto para ocorrer na sexta-feira 16, às 20h, o encontro de Folia de Reis; às 21h, a final do Show de Calouros e às 22h, o espetáculo musical com a banda Os Harrys. Já o grupo de viola caipira Estrela de Ouro se apresentará às 19h, de sábado 17; na sequência, apresentação especial da quadrilha de bonecões de Caçapava, às 20h, e show com a dupla Chrystian & Ralf, a partir das 22h.

Para o encerramento, a Sectur preparou a apresentação da banda municipal “Maestro Ladislau de Mattos” e do grupo Pegada Caipira, às 20h, além do show musical Bicho do Pé. 

 

Fonte: Depto de Comunicação

—————


Contato

Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião SP

oficinasculturaisss@gmail.com

(12) 3892-2620